sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

UBM anuncia mudanças para 2008

Patrícia Rapôso

O ano letivo de 2008 acaba de começar e, com isso, entram em vigor algumas mudanças em relação às Atividades Complementares, Processo de Avaliação de Aprendizagem, Dependência e/ou Adaptação, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica. Elas valerão para todos os alunos matriculados, independentemente do ano em que iniciaram seus respectivos cursos. Segundo a Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Yeda Maria Alves Guimarães, essa não foi uma determinação unilateral. “A decisão foi amplamente discutida com a equipe acadêmica composta pelo Núcleo Pedagógico, Coordenadoras de Graduação, secretário Geral, Pró-Reitor Acadêmico e Coordenadores de Curso. Houve a proposta, que foi aprovada pelo Conselho Superior”, explica.

As Atividades Complementares serão monitoradas pelo TelEduc, que faz parte do ambiente de Educação à Distância utilizado pelo UBM. Nele, os alunos não só encontrarão o Regulamento das Atividades Complementares, como também a carga de horas exigida pelo curso. Será indispensável que o universitário faça seu cadastro no ambiente TelEduc. É importante lembrar que o não cumprimento total da carga horária das Atividades Complementares resultará na reprovação do aluno no último semestre, impedindo-o de realizar a colação de grau. No entanto, para que elas sejam computadas, o aluno deverá apresentar uma declaração ou certificado para o professor responsável pela Atividade Complementar do seu curso.

Outra novidade é a mudança no processo de avaliação da aprendizagem. A partir de agora, o aluno deverá fazer três provas da seguinte maneira:
Nota I: 1ª avaliação bimestral valendo 10,0 pontos, divididos em 6,0 para a prova e 4,0 para outra avaliação aplicada a critério do professor;
Nota II: 2ª avaliação bimestral que será aplicada com os mesmos moldes da Nota I;
Nota III: 3ª avaliação do trimestre, valendo 10,0 pontos para a prova.

Vale ressaltar que não haverá mais prova especial, exceto em casos amparados por lei, como gravidez e doenças infecto-contagiosas confirmadas por um laudo médico.

Para ser aprovado, três requisitos mínimos deverão ser atendidos pelo aluno:
1. Obter notas iguais superiores a 3,0 pontos em pelo menos duas das três notas;
2. Possuir uma média aritmética final igual ou superior a 5,0 pontos, com aproveitamento das duas maiores notas obtidas;
3. Ter uma freqüência mínima de 75% das aulas ministradas.

O aluno que obtiver nota inferior a 3,0 nas Notas I e II está reprovado, não tendo direito de realizar a prova da Nota III.

Para a realização da Dependência e/ou Adaptação, o aluno poderá se encaixar em uma turma regular, se houver disponibilidade de horário ou, então, assistir aulas em turmas especiais. Nessas turmas, as aulas serão ministradas através de módulos de estudo, em horários diferentes das turmas regulares e, também, contará com o ambiente TelEduc como apoio para o estudo. Importante: a partir do dia 3 de março, os alunos de Dependência ou Adaptação devem acessar o TelEduc, através do NEAD, para obter informações a respeito do seu curso. Nele estarão disponíveis o Plano de Estudos, o Cronograma e o Plano de Ensino.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) só será realizado em cursos que tenham obrigatoriedade determinada pelas Diretrizes Curriculares do MEC. São eles: Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia.

Para os estudantes de Comunicação Social, assim como de outros cursos, o desenvolvimento do TCC será opcional. No entanto, haverá a realização da disciplina de Iniciação Científica que será aplicada no 8º período de cada habilitação. A Coordenadora do Curso, Ana Lúcia Corrêa de Souza, explica que os trabalhos finais deverão ser um artigo científico e um projeto experimental. Segundo ela, mesmo que o aluno faça um projeto, deverá possuir um referencial teórico para dar embasamento ao seu trabalho. “Não há prática sem teoria”, comenta.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o desafio é implantar essas novas políticas, otimizando os cursos sem perder qualidade”.

Veja no quadro abaixo mais detalhes sobre as avaliações. Outras informações estão disponíveis no Manual do Aluno, no site http://www.ubm.br/.

Nenhum comentário: