sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Blog: uma forma democrática de comunicação

Patrícia Rapôso

Com a finalidade inicial de explicitar tudo que era escrito nos velhos diários, o blog, que surgiu por volta de 1994, foi a nova ferramenta utilizada pelos navegantes web para difundir e dividir pensamentos. Três americanos têm participação direta na criação dessa nova forma de comunicação. Justin Hall foi o primeiro a publicar uma espécie de diário na internet. Logo em seguida, em 1997, Dave Winer e Jorn Barger seguiram a mesma linha de publicação. Com o passar dos anos, o termo “web log”, usado inicialmente, evoluiu para blog.

Segundo a análise da professora Marlene Fernandes, o blog é um espaço de autoria da sociedade contemporânea que surgiu para romper a barreira do público e do privado. Em relação aos processos comunicacionais, Marlene acredita que ele quebra com as antigas concepções teóricas. “Nos processos tradicionais, existe um emissor e um receptor ‘passivo’ e, com essa nova tecnologia, o receptor pode produzir seu próprio texto, de forma ativa na comunicação”, explica.

De acordo com pesquisa realizada em 2007, existiam, naquele ano, cerca de 170 milhões de blogs em todo o mundo. Foi constatado, também, que 175 mil novas páginas eram criadas todos os dias.

Em última pesquisa divulgada no mesmo ano pelo Ibope/NetRatings, estimava-se que, no Brasil, havia cerca de 39 milhões de internautas. Desse total, 15% possuía um blog. No entanto, muitos usuários da rede não dão continuidade às suas páginas pessoais, fazendo com que tal número atinja um certo equilíbrio.

Variedade - Existe uma grande variedade de blogs tratando de assuntos que vão do artesanato a temas políticos. Muitos jornalistas também entraram na blogosfera para noticiar e colocar suas opiniões a respeito dos fatos. Todavia, para que um blog sobreviva, ele deve, a princípio, ter uma identidade clara e ser atualizado constantemente. Para a coordenadora do Curso de Comunicação Social e jornalista, Ana Lúcia Corrêa de Souza, “o blog deve ter o mínimo de coerência com sua proposta inicial para que seja sempre acessado por outras pessoas”.

Ele também é usado por muitos estudantes de comunicação. Por ser uma ferramenta de fácil acesso e manuseio, os alunos utilizam-se dela para aprimorar seus textos. Frederico Guimarães dos Santos, estudante do 3º período de Comunicação é um adepto dessas páginas pessoais. Com seu blog futebolfanatismo.blogspot.com, ele aperfeiçoa a escrita e comenta sobre os lances do futebol. Para o estudante, fazer um blog temático foi importante: “Eu já pensava em fazer jornalismo esportivo e o futebolfanatismo foi a forma que encontrei para treinar minha escrita. Já recebi dois comentários de sites de jornais me convidando para participar de um debate online sobre o tema”, conta.

Para quem gosta de expor suas idéias e tem vontade de montar uma página pessoal, não haverá dificuldades. Existem diversos sites especializados em hospedar blogs, utilizando linguagem de fácil entendimento. Vale lembrar que, apesar de ser uma forma democrática de expressar pensamentos, o autor da página não está livre de investigação judicial, caso haja algum conteúdo ilegal.


Publicidade de Saia

Blog corporativo

Blog do Noblat

Nenhum comentário: