sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projeto que concede novas funções a radialistas

Patrícia Rapôso

O projeto substitutivo da lei 1.337, de autoria do deputado federal Beto Mansur (PP-SP) foi retirado da pauta da Comissão da Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) – pelo menos, momentaneamente. O debate, realizado na Câmara dos Deputados, teve a participação dos representantes de jornalistas, radialistas, empresários e do meio acadêmico. O substitutivo da lei determinava que outras funções, até então desenvolvidas apenas por jornalistas, como a apresentação de programas de rádio e TV, fotografia e cenografia fossem incorporadas ao profissional do rádio.
O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, aproveitou para criticar a proposta. “O projeto original, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), proíbe a concessão de registro provisório para o exercício da profissão de radialista, que nós apoiamos. Mas o substitutivo usurpa funções de jornalistas em rádio e TV, e isso nós não aceitamos”, esclarece.
Representantes das empresas e os radialistas são a favor da proposta de Mansur. Eles ficaram interessados na possibilidade de aprimoramento da legislação, que deverá ser pauta de novo debate promovido pela Câmara.

Nenhum comentário: