sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Adiada a audiência que visa regulamentação profissional de Jornalista

Paola Fajonni

A audiência pública marcada para o próximo dia 8 (segunda-feira), em São Paulo, visando discutir a elaboração de uma nova proposta de regulamentação da profissão de jornalista, foi adiada. A nova data deve ser marcada em reunião, na próxima semana. É provável que ela feche o calendário de audiências, em outubro. O comunicado foi feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego à Federação Nacional dos Jornalistas.

De acordo com a FENAJ, as demais reuniões não sofreram alteração de data. Elas acontecerão nas seguintes cidades: Recife (15/09), Belém (22/09), Porto Alegre (29/09), Brasília (06/10) e Rio de Janeiro (13/10).

Um dos assuntos na pauta desses encontros é a atualização da lei de 1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de Jornalista. “Nossa intenção é atualizar a lei de 1969, incluindo questões como a função do assessor de imprensa. Queremos que essa discussão, bloqueada pela mídia, seja ampliada, que chegue ao cidadão brasileiro, mostrando a importância da profissão”, completou.
A realização de tais audiências foi definida por um Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O GT contém, entre seus representantes, membros do MTE e da FENAJ.

FENAJ quer saber - Além do envolvimento da FENAJ nas audiências públicas, ela está contribuindo para a coleta de dados sobre as condições de trabalho dos jornalistas. Uma pesquisa para avaliar essas condições está sendo realizada pelo Centro de Solidariedade e a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

As perguntas, que somam 10 páginas, variam do tipo de veículo que o profissional trabalha, à discriminação possivelmente sofrida durante o exercício da profissão.

O questionário pode ser acessado em http://www.fenaj.org.br/mobisal/pesquisa.doc.
Após seu preenchimento, ele deve ser enviado para fenaj@fenaj.org.br, até o dia 15 de setembro.


Nenhum comentário: