sexta-feira, 5 de setembro de 2008

FENAJ exige reavaliação de todos os Cursos de Jornalismo do país

Patrícia Rapôso

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) vai reavaliar a qualidade dos 300 cursos de Jornalismo que existem, em média, no país. A solicitação foi aprovada no 33° Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em São Paulo, e inclui, também, um prazo de seis meses para a autorização de criação de novos Cursos. Essa reivindicação vem sendo feita ao governo desde 2004.

Cumprindo determinação do último Congresso da categoria, a FENAJ reafirma a exigência do MEC: vetar a abertura de qualquer curso de curta duração na área de Jornalismo. Além disso, frisa a necessidade de incorporação do Programa de Qualidade de Ensino e Propostas de Diretrizes Curriculares, para a qualificação da formação em Jornalismo, assim como o projeto de estágio acadêmico.

Em relação à avaliação da qualidade do curso, o documento solicita:
1. A reavaliação nacional das condições de funcionamento de todos os cursos e habilitações de Jornalismo no País (em funcionamento ou em implantação);

2. Que esta reavaliação se realize durante um período máximo de seis meses;

3. Que enquanto este trabalho estiver sendo realizado não se permita a abertura de qualquer novo curso e/ou habilitação;

4. Que em cada estado, sob a orientação da FENAJ, os Sindicatos possam acompanhar, com um representante, esta reavaliação.

Ao mesmo tempo, também reivindica "a implantação de cursos de jornalismo em universidades públicas de regiões, estados ou municípios onde ainda não existam assim como de cursos de pós-graduação em jornalismo também em instituições públicas."

Nenhum comentário: