sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Impressos perdem mais espaço para Web

Ana Cláudia Gonçalves

Nas últimas semanas o mercado de Comunicação começou a sentir os efeitos da crise financeira. Segundo Consultor de Informação para Mídia Digital, Bruno Rodrigues, pelo menos duas grandes empresas (uma brasileira e outra francesa) cortaram todos os seus veículos impressos migrando seus conteúdos para web.

Nos EUA, a tradicional revista “PC Magazine” terá seu último número em janeiro. A partir daí, apenas o novo site “pcmag.com” disponibilizará os conteúdos da revista. Aqui no Brasil, a Editora Azul interrompeu as edições das revistas Terra, Dom, SKT, Speak Up e Habla. Todo o conteúdo será movido para um único portal.

Para o jornalista e professor do UBM Nilo Sérgio Gomes, titular da cadeira de Projetos Experimentais, a crise não é a causa de os impressos estarem perdendo espaço para web. “Creio e percebo que o chamado jornalismo eletrônico, via internet (com celular, MP4 e outros chips), vem ganhando cada vez maior audiência e, por conseguinte, espaço em razão de sua velocidade e presteza”, analisou. Apesar disso, Nilo acredita que o jornalismo impresso ainda permanecerá por um longo tempo.
Ainda segundo o professor, outros setores da economia, como publicidade, marketing e outros segmentos de consumo sentirão bem mais que o jornalismo.

Nenhum comentário: