sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pesquisa aponta os veículos de comunicação preferidos pelos publicitários

Ana Cláudia Gonçalves

Uma pesquisa realizada recentemente apontou os veículos de comunicação com mais prestígio entre os profissionais do mercado publicitário. Entre eles, a Folha de São Paulo que alcançou o topo do ranking, entre os jornais. Os indicativos que justificam este resultado estão na preocupação do jornal em divulgar notícias e assuntos diretamente ligados ao meio publicitário, a realização do Prêmio Folha – UOL de Mídia e Prêmio Folha/ Meio e Mensagem. Segundo o professor de Publicidade e Propaganda Afrânio Moutinho, o incentivo aos profissionais e espaço cedido pela Folha para a área de publicidade são mais abrangente, com relação à concorrência. “A Folha de São Paulo sempre busca abordar assuntos de interesse com temas variados, voltados para ética, legislação, prêmios e tendências.”, enumera. Afrânio comentou ainda sobre a preocupação da empresa com os aspectos visuais do jornal. - Em 1996, ela sofreu uma reestruturação em sua diagramação. Essa transformação, apesar de ter acontecido há 12 anos, mantém-se atualizada. Além do que, esse cuidado com a aparência do jornal reflete não só no meio publicitário, mas na Comunicação em geral”, salientou. Atrás da Folha, aparece o Estadão, que liderou a pesquisa durante dois anos. O Globo assumiu a terceira posição, ultrapassando o Valor Econômico. A Gazeta Mercantil ficou em quinto lugar. Em rádio, a CBN continua liderando, seguida pela Eldorado, Bandnews, Jovem Pan, Bandeirantes e Rádio JB. No ranking entre as TVs, a Rede Globo manteve sua liderança e a Record assegurou a segunda colocação. Na pesquisa realizada no ano passado, a TV Cultura que dividira a vice-liderança com a Record, agora ficou em terceiro lugar. A Bandeirantes veio em quarto, empatada com a MTV. Para Afrânio “a forma como a Globo faz as produções acaba sendo o diferencial. A audiência permite que ela esteja sempre em primeiro lugar.”

Nenhum comentário: