terça-feira, 18 de março de 2008

Sindicato dos Jornalistas terá eleições no segundo semestre

Órgão deverá contar com representantes do Sul do Estado

Patrícia Rapôso

As eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro (SJPRJ) estão previstas para o segundo semestre de 2008, segundo dirigentes do órgão. A atual diretoria do Sindicato, cujo presidente é o jornalista Ernesto Viana, mostra claro interesse de que haja uma chapa para representar o Sul do Estado na votação.

Desde o ano passado, durante o I Fórum dos Jornalistas do Sul – RJ, existe uma campanha a favor da sindicalização, que tem por objetivo fazer com que os jornalistas da região se filiem ao sindicato. Desde então, existem 25 conveniados.

Até o momento não há nenhuma chapa da região inscrita. Mas hoje, 4ª feira, será realizada em Niterói, uma reunião com alguns representantes da categoria, juntamente com a diretoria do SJPRJ, para discutir as propostas.

Além da campanha da sindicalização, vale lembrar, também, sobre a importância de o jornalista adquirir o seu registro profissional, através do próprio sindicato ou, então, no Ministério do Trabalho. Esse serviço é realizado gratuitamente.

Segundo o jornalista Álvaro Britto, fazer parte do sindicato é de grande importância para a classe. “O fundamental é que os profissionais do Sul do estado se sindicalizem. É através dele que a classe terá estrutura e força política para reivindicar melhoras como, por exemplo, o cumprimento dos preços tabelados para os serviços prestados por jornalistas ”, explica.

Ainda de acordo com Álvaro, existe a vontade de se aproximar o sindicato das faculdades de Jornalismo da região. “Nós temos a proposta de fazer os Pré-Sindicatos dos estudantes, como acontece na cidade do Rio de Janeiro. Os universitários pagam uma taxa menor e têm muitos benefícios, entre eles, o plano de saúde”, comenta.

É importante, também, que os estudantes participem dos eventos promovidos pela categoria, para fazerem oficinas e ficarem a par dos assuntos que estão em pauta no ambiente jornalístico.

O que é preciso para se sindicalizar?

Para se sindicalizar é imprescindível possuir o registro profissional. Também é necessário estar com a carteira de identidade, CPF, carteira profissional e duas fotos 3x4 em mãos.
A primeira taxa cobrada é no valor de 40 reais, já incluído a quantia de 10 reais da primeira mensalidade.

Os interessados devem procurar a sede do sindicato. Ela fica na rua Saldanha Marinho, nº 217, em Niterói, próximo à rodoviária.

Nenhum comentário: