terça-feira, 15 de abril de 2008

Como a mídia aborda assuntos polêmicos?

Casos como a da menia Isabella Nardoni abrem a discussão sobre o papel da imprensa em assuntos de repercussão nacional

Mayara Campbell e Paola Fajonni

É fácil encontrar em qualquer meio de comunicação a abordagem de casos polêmicos ou contraditórios. Mas a forma que a mídia trata tais casos é certa ou errada? Há a intenção real de informar ou é puro sensacionalismo? Seis pessoas foram entrevistas e deram suas opiniões a respeito, tomando como exemplo o modo como está sendo noticiado a morte de Isabella Nardoni, que caiu do sexto andar do prédio onde morava no último dia 29.


Renata Almeida, 23, estudante do 8º período de Fisioterapia do UBM
“A morte de Isabela não está tendo uma abordagem errada, mas apenas o pai da menina está tendo a atenção da mídia. Não há abertura para a análise de outras possibilidades no caso”.


Elaine de Sousa Torres, 39, dona de casa
“A imprensa aproveita de casos como esse, ‘martelando’ em uma mesma informação. Mas, por um lado, ajuda a instigar a investigação, porque põe pontos que podem abrir espaço para outras possibilidades (no caso)”.


Duany Alves da Silva, 20, auxiliar administrativa da secretaria do UBM
“Há um pouco de sensacionalismo no caso, e a mídia ganha com isso, mas é preciso averiguar o que acontece. Ela (a mídia) forma uma opinião para os outros, passando a impressão de algo que talvez não tenha acontecido. A polícia poderia restringir um pouco mais certas informações, pois já estão culpando o pai da menina.”

Fernando Antonio Cabral de Sousa Junior, 26 anos. Professor universitário do UBM.
“Em alguns casos a mídia é sensacionalista. Valoriza coisas sem grande importância”.


George Felipe da Silveira Cezar, 23. Cursa o 8º período do Curso de Fisioterapia.
“Eu acho justo a forma como a mídia aborda esses casos polêmicos. Eles estão tentando colher os fatos para a população tirar suas próprias conclusões”.

Nathália Novaes, 21. Cursa o 7º período do Curso de Nutrição
“Acho correta a maneira que a mídia expõe esses casos, porque a população tem que ficar informada. Mas a mídia também é sensacionalista, pois os meios de comunicação de massa arrumam uma maneira de se favorecerem através desses casos polêmicos”.
Fotos: Mayara Campbell

Nenhum comentário: