quarta-feira, 16 de abril de 2008

Conar determina novas regras para publicidade de bebidas alcoólicas

Patrícia Rapôso

Já estão em vigor – desde quinta-feira passada, dia 10 - as novas determinações do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária), no que diz respeito à publicidade de bebida alcoólica no Brasil. De acordo com as novas regras, os publicitários deverão ter mais cautela ao produzir campanhas de bebidas.

A partir de então, está proibido o apelo excessivo para o consumo do álcool, assim como a oferta exagerada dos produtos. Além disso, o abuso da sensualidade nos comerciais e a associação do consumo de bebidas à coragem, sucesso e poder de sedução estão vedadas. Os comerciais não conterão cena, ilustração, áudio ou vídeo que apresente ou sugira ingestão do produto e, a veiculação em TV, aberta ou fechada, será liberada no período entre 21h30 às 6h00.

Propagandas com mulheres semi-nuas não são mais permitidas

A conhecida frase “beba com moderação” também ganhará novas variações. “Quem bebe menos se diverte mais” e “Não exagere no consumo” serão os novos slogans para advertir o consumidor quanto ao excesso do álcool.
Segundo o professor de Publicidade Afrânio Moutinho, as restrições não vão prejudicar a criação de campanhas. “A propaganda sempre vai arrumar um jeito de driblar essas imposições. Os apelos serão outros”, afirma.

O professor acredita, também, que essas determinações não diminuirão consumo de bebidas. “As pessoas não bebem apenas por verem uma propaganda. Não vejo que isso vá influenciar em alguma coisa”, finaliza.
Confira aqui as novas restrições.

Um comentário:

Carecajow disse...

Eu concordo com a decisão do Conar, deveria proibir de vez a divulgação de produtos alcoólicos, como fizeram com os cigarros. Não se tem o direito de incentivar o câncer, portanto não se tem o direito de destruir lares, pois o alcool mata mais do que câncer no Brasil. Acho que é um ótimo começo para a diminuição do consumo excessivo deste produto.