quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Fé Bahá'í

A Fé Bahá’í é uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã, em 1844. A Fé Bahá’í foi fundada por Bahá’u’lláh, título de Mirzá Husayn Ali (1817-1892) e não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio. O “Livro Mais Sagrado” e o “Livro da Certeza” estabelecem leis e explicam a natureza de Deus e da religião. Contêm ainda meditações, orações e sermões. Os templos são abertos para membros de todas as religiões.

A Comunidade Bahá’í possui aproximadamente 7 milhões de adeptos no mundo inteiro. No Brasil, a Comunidade Bahá’í está estabelecida no Brasil desde fevereiro de 1921, com a vinda de. Leonora Holsapple Armstrong. Hoje, conta com cerca de 47.000 seguidores.

Os bahá'ís desenvolvem projetos de desenvolvimento sócio-econômico. Um deles é a Associação Monte Carmelo (AMC). A AMC é uma instituição sem fins lucrativos, localizada no município de Porto Feliz, estado de São Paulo. Ela acolhe crianças de todas as religiões e grupos étnicos.


Bahá’u’lláh


Em 23 de maio de 1844, um jovem persa de 25 anos, conhecido como Báb, anunciou sua missão: a de preparar o caminho para “aquele que Deus tornaria manifesto” e de introduzir certas reformas. Por seis anos, ele difundiu ensinamentos e foi martirizado pelo clero mamoetano que se alarmara pelo crescimento de adeptos de Báb. Segundo os ensinamentos Bahá’ís, Báb teria preparado as pessoas para a vinda de Bahá’u’lláh (Glória de Deus).

Bahá’u’lláh nasceu em Teerã, em 1817, em uma família nobre. Seguiu os ensinamentos de Báb e sofreu severas conseqüências: violência, confiscação de propriedades, encarceramento e exílio. Porém, mesmo preso, Bahá’u’lláh escreveu epístolas aos governantes ocidentais persuadindo-os a encontrar o caminho da paz. Foi autor de livros sobre diversos assuntos. Segundo ele, a religião é uma atitude para com Deus que se reflete no cotidiano.

As Escrituras bahá’ís tratam da ética, moral, fé em Deus, das relações humanas, da prece e meditação, de interpretações de textos antigos e previsões futuras. Abordam também política, economia, educação e relações entre as raças.

Os bahá’ís consideram a fé deles uma renovação de todas as religiões. Para eles, todas as religiões fazem parte de plano divino para educar o homem. Cada “educador divino” teria trazido uma mensagem que revela atitudes necessárias para o bem-estar das pessoas. Assim, esta religião crê em ensinamentos de vários religiosos: Abraão, Moisés, Buda, Jesus e Maomé. Bahá’u´lláh prega a unidade das religiões e a Regra de Ouro, segundo a qual todos seriam irmãos, filhos de um só Deus.


Crenças Bahá’ís

• a unidade da humanidade;
• livre e independente busca da verdade;
• eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação;
• igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher;
• harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência;
• educação compulsória universal;
• a revelação divina é progressiva: "Deus é um, a religião é uma, a humanidade é uma... o objetivo da criação humana é conhecer e adorar a Deus... Todas as religiões provêm de um mesmo Deus..." (Escritura Sagrada Bahá’í).


Calendário bahá’í

O calendário bahá’í baseia-se no ano solar com 365 dias. É dividido em 19 meses de 19 dias cada um, com a adição de 4 ou 5 dias, respectivamente para os anos comuns e bissextos. Estes dias chamados de “dias intercalares” precedem o último mês do ano, o mês do jejum.

O ano novo bahá’í, chamado Naw-Ruz, coincide com o dia 21 de março, o qual representa o início da primavera no hemisfério Norte.

A Era Bahá’í teve início em 1844 da Era Cristã, (ano 1260 da Era Maometana), que marca a declaração do Báb.


Saiba mais: Associação Monte Carmelo
Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia
Bahá'u'lláh
Escola das Nações
Fotos
Idéias
Pensamentos de Bahá'u'lláh
Portal da Fé Bahá'í no Brasil
Site Internacional da Fé Bahá'í

Nenhum comentário: