quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Hare Krishna

O movimento Hare Krishna é uma religião monoteísta oriental, uma ramificação do Hinduísmo, porém fundada nos Estados Unidos, pelo mestre hindu, Bhaktivedanta Swami Prabhupada, em 1966. Ele deixou a Índia em 1965 e encontrou entre os jovens americanos do movimento de contracultura o meio necessário para a propagação de suas idéias.

A ISKCON, ou Internacional Society for Krishna Consciousness, denominação oficial do Movimento Hare Krishna, se caracteriza por considerar Krishna como a suprema Personalidade de Deus. Krishna é o personagem que aparece no poema épico MahaBharata que conta a história da Índia. E do sexto canto deste poema sai o Bhagavad Gita, o livro sagrado do Movimento. Há também os Vedas, escrituras compiladas pelo sábio Vyasadeva.

Existe o ritual de iniciação em que o seguidor faz votos e torna-se um representante da Tradição. Nessa ocasião é feita uma cerimônia chamada agni-hotra, sacrifício de fogo, que visa à purificação e espiritualização. Há uso de imagens, também chamadas murtis ou deidades, para a adoração, seja no templo ou privadamente e utiliza-se instrumentos musicais nos cultos.


No Brasil

A religião chegou ao país em 1972. De 1974 a 1977, havia apenas grupos isolados. Na década de 80, a ISKCON passa a ter 18 templos urbanos e o templo rural de Nova Gokula, totalizando 800 devotos que viviam de maneira monástica. Hoje, porém, há poucos templos e praticamente todos eles sofrem dificuldades econômicas.

A comunidade rural de Nova Gokula, fundada em 1978, é uma exceção. Localizada em Pindamonhangaba, São Paulo, cresce constantemente e possui o maior templo do movimento no Brasil. Além do templo, destaca-se a escola gurukula que atende crianças carentes e a luta da comunidade pela preservação ambiental. A população de Nova Gokula atinge mais de 200 habitantes.


Hábitos

Os hare krishnas não comem carne, peixe e ovos;
os monges celibatários e alguns homens casados raspam o cabelo, mas deixam um tufo de cabelo comprido na parte de trás, chamado sikha;
vestem roupas indianas;
pintam o nariz e a testa com argila. A pintura é chamada de tilaka;
abstêm-se de sexo ilícito, jogos de azar e intoxicação por drogas;
o sexo é considerado apenas destinado à procriação.


Crenças

Os hare krishna crêem que não são apenas corpo físico e sim seres espirituais eternos. Para eles, não se deve buscar a satisfação dos sentidos, pois tudo é passageiro. Deve-se dedicar àquilo que é eterno, ou seja, espiritual. Segundo eles, os grandes obstáculos para o aperfeiçoamento da alma neste mundo são: apegos materiais, a exploração do prazer sensual e ignorância. Os seguidores acreditam que tudo neste mundo é cíclico e tudo que fazemos produz uma reação.


Saiba Mais: Comunidade Nova Gokula
Guia de Hare Krishna com links para informações básicas, comunidades e templos, comida vegetariana, música, líderes espirituais, assistência social e sites interessantes
ISKCON.com
Krishna.com

Nenhum comentário: