sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Redações de alunos do UBM serão publicadas em livro da Unesco

Patrícia Rapôso

Três alunos do UBM – Maria Inês Moura e Greici Souza, respectivamente do 8º e 4º períodos de Jornalismo, e Rodrigo de Souza, do 6º período de Letras - fizeram bonito no Concurso de Redação da Unesco (Organização para as Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Eles tiveram seus textos selecionados entre os 100 melhores pelo órgão, numa disputa que reuniu nada menos do que 41.329 candidatos de todo o Brasil. Agora, os trabalhos irão compor um livro trilíngue (português, inglês e francês), que fará parte do acervo dos 191 países membros da Unesco. O tema da redação deste ano foi “Como vencer a pobreza e a desigualdade”.

Além de terem a redação publicada no livro da Unesco, tanto Maria Moura, quanto Rodrigo também se classificaram para a próxima etapa do concurso, que apontou os 20 melhores textos. Os selecionados, no dia 10 novembro, irão participar de uma nova etapa do concurso: desta vez farão uma nova redação, sendo que os cinco melhores autores ganharão uma viagem a Paris. O resultado sai no dia 12 de novembro, durante solenidade na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Neste mesmo dia, a Unesco promove o lançamento do livro contendo as 100 melhores redações, apontadas na primeira fase do concurso.

Rodrigo já garantira boa participação em outro concurso literário. Ele lembra que, recentemente, havia vencido um concurso promovido pelo Grêmio Barramansense de Letras (Grebal). Quanto à possibilidade de ser um dos cinco classificados para a viagem à Paris, Rodrigo diz que está preparado.


Outros alunos já ganharam

A Unesco, em parceria com a Folha Dirigida, teve a iniciativa de promover o concurso de redação em 2003. A partir de então, todos os anos ele é realizado. A idéia é fazer com que os universitários brasileiros reflitam sobre temas de interesse universal.

Nos dois primeiros anos, as redações eras restritas aos estudantes de universidades públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, o concurso abrange estudantes de todo o país.

Não é a primeira vez que o UBM é bem representado no concurso. Os ex-estudantes de Letras Bráulio Rodrigues e Rita de Cássia Cortez já haviam sido premiados com uma viagem à Inglaterra e Paris, respectivamente.

Nenhum comentário: