quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Jornalistas aprovam Carta de Barra Mansa

Ato ocorreu no I Fórum do Sul do Estado do Rio de Janeiro


A Carta de Barra Mansa divulga as decisões tomadas durante o I Fórum de Jornalistas do Sul-RJ, realizado em Barra Mansa, dias 5 e 6. As questões discutidas foram acerca da organização sindical, da tranparência nas concessões de rádio e TV, da concentração da mídia, da censura, da responsabilidade social e da exigência de diploma.

No fórum, o Movimento dos Jornalistas do Sul-RJ começaram uma campanha de sindicalização, cuja meta é fazer com que os jornalistas da região se filiem ao Sindicato do Estado do Rio.


Seguem trechos da Carta de Barra Mansa:

“Os jornalistas do Sul do Estado do Rio de Janeiro reafirmam sua função social de oferecer à sociedade um jornalismo de qualidade, plural, responsável, ético e voltado ao interesse público. Reunidos apenas dois meses após a aprovação do novo Código de Ética do Jornalista, ratificam como primeiro e essencial o compromisso com a informação como direito fundamental do cidadão que, em hipótese alguma, pode ser ameaçado.

A divulgação da informação correta e precisa é direito e dever dos meios de comunicação e dos jornalistas. A manipulação, a distorção e a deturpação devem ser denunciadas como atentados à cidadania. Ao mesmo tempo, o I Fórum de Jornalistas do Sul-RJ condena o abuso do poder econômico, a imensa concentração da mídia, a censura por pressões política e econômica e a violência - ameaças ao interesse público, à liberdade de imprensa e à democracia.

Sendo este I Fórum realizado no mesmo momento em que termina o prazo das concessões de algumas das principais redes de TV do país, nós, jornalistas do Sul-RJ, somamo-nos à luta pela transparência e controle público dos processos de concessão e renovação de outorgas de radiodifusão, o que inclui a revisão criteriosa das atuais concessões, a regulamentação dos artigos constitucionais referentes ao tema e também a observância de critérios democratizantes na transição do modelo analógico para o modelo digital de transmissão de rádio e TV.

Os jornalistas do Sul-RJ reafirmam também como fundamental a exigência do diploma superior de Jornalismo para o exercício profissional, defendendo a qualidade dos cursos de Comunicação Social e denunciando a prática irregular da profissão na região. Em nome da valorização profissional, a categoria deve se manter vigilante contra as iniciativas de precarização das relações de trabalho, defendendo as conquistas dos trabalhadores brasileiros e a manutenção do veto do presidente da República à emenda 3.

O I Fórum de Jornalistas do Sul-RJ manifesta ainda, de forma inequívoca, o reconhecimento do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro como o único, legal e legítimo representante da categoria na região. Repudia e não reconhece quaisquer projetos divisionistas que se autoproclamam representantes dos jornalistas, mas que na verdade servem aos interesses da exploração patronal, defendendo a realização de um Congresso Estadual dos Jornalistas que busque unificar as lutas da categoria”.


Fotos: Joaquim Ricardo

Nenhum comentário: