sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Adventismo do Sétimo Dia

No século XIX, Guilherme William Miller, pastor batista do estado de Nova York, acreditava e começava a estudar e pregar a segunda vinda de Jesus. Segundo os cálculos dele, Cristo retornaria no ano de 1834. Várias pessoas, de diferentes igrejas, esperaram o Senhor naquele dia, porém nada ocorreu. Miller refez os cálculos, porém nenhuma data coincidia com a vinda de Cristo. O pastor finalmente reconheceu o erro. Porém, nem todos os seguidores abandonaram esta crença.

Hiram Edson, discípulo e amigo do pastor, teve uma “revelação”. Hiram concluiu que o local estava errado, não a data. Segundo Edson, “Cristo havia entrado no santuário celestial, não no terreno, para fazer uma obra de purificação ali”. Dos três grupos que apoiaram Hiram Edson, dois deles deram contribuição para a formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.




No culto de domingo ou primeira-feira – como os adventistas denominam o primeiro dia da semana –, dia 12 de agosto, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Vassouras, os assuntos tratados foram práticos e úteis. Os membros da igreja que conduziam o culto, falaram sobre os fatores de risco para problemas do coração, o uso policiado cartões de crédito e cheques, a violência, a pobreza e a gravidez na adolescência.
Entre os presentes, havia um jovem casal de namorados, Tatiana Barros e Arthur Alvarenga. Tatiana faz medicina e acredita no criacionismo. “Deus capacita os médicos e faz com que os homens inventem os remédios. A oração funciona para quem nela crê”, diz Tatiana. Ambos afirmam que só farão sexo após o casamento, mas isto não impede que tenham um namoro normal.




Doutrinas

Guarda do sábado: o sétimo dia da semana é o dia de repouso dos adventistas – neste dia eles não trabalham.
Estado da alma após a morte: reduzida ao estado de silêncio, inatividade e inconsciência. “O corpo virá pó. E só ressuscitaremos no juízo final, quando Jesus retornar a Terra”, afirma o pastor João Faustino.
Destino Final dos ateus e do diabo: serão exterminados para não mais existirem. “Quem fez o mal, será queimado e destruído. Estarão sujeitos à condenação eterna”;
Pecados: “para ser perdoado, você precisa apenas se ajoelhar, arrepender-se e confessar a Deus os pecados”.
Pôr-do-sol: para os adventistas, o dia tem início no pôr-do-sol e não à meia noite.


Saiba mais: Advir
Blog sobre o Adventismo no Brasil
Portal Adventista
União Este Brasileira

Matéria publicada na edição 44 do Entrelinhas
Fotos: Thereza Gerhard

Nenhum comentário: