quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Amizade



Thereza Gerhard


Amigo de trabalho, de escola, de faculdade, de república, da rua, da igreja, da vida. Amizade de balada, de confiança; de contar a vida, os segredos, as novidades. Amigo-conhecido, amigo-amigo, amigo-companheiro. Amigo que divide as contas e também os rolos, amigo que ri junto, que chora, que se diverte, amigo que dá conselhos, que briga, que dá bronca, que é quase mãe, irmão, amor. Por que não?
Amigo está ao lado para tudo. Amigo, mesmo longe, lembra. Amigo é aquele que mesmo com vontade de ir para casa, o espera para lhe dar carona. Amigo é aquele que lhe levanta depois de você cair de um palco, na frente de todo mundo. Amigo é quem fica em silêncio com você depois que você termina um namoro, um casamento. Amigo tem saudade; amigo ri das suas palhaçadas; amigo fala na sua cara que você é feio, que não está bom, que você está errado. Amigo é aquele que você pode contar para tudo e tudo.
Amiga é aquela que deixa você ficar com aquele menino, mesmo apaixonada por ele. E só lhe conta isso quando vocês terminam o namoro. Amiga liga e fica horas ao telefone. Amiga é aquela que lhe escuta e deixa você desabafar. Amiga é aquela que está com você quando você mais precisa e não pergunta, abraça. Amiga lhe empresta roupas, ombros, livros, dvds e colo. Amiga é aquela que reza para você se dar bem. É aquela que se revolta quando alguém faz mal a você.
Amizade é aquela que dura, quando o amor vai embora. Amigos são amigos e ponto. Amigos não têm porquê, não têm motivo, não têm razão para serem. Simplesmente são.


Crônica publicada para o Dia da Amizade - 20 de julho. Entrelinhas, ed. 42.
Ilustração - Mia Antunes - Olhares.com

Nenhum comentário: