sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Religiões

Nas sociedades organizadas, a religião é uma das estruturas institucionais importantes em que há práticas e crenças comuns, sendo, acima de tudo, social. A religião é encontrada em, praticamente, todas as sociedades humanas. Para a sociologia, a religião refere-se a algo vago e intangível: ao além. Pode estar associada a um poder sobrenatural que molda ou dirige a vida e a morte do ser humano, ou a um compromisso com idéias que tornam a vida coerente de acordo com orientações morais, valores e objetivos comuns.

Segundo o filósofo Marcos Fernando, nas religiões antigas o indivíduo comum não podia fazer por si mesmo os sacrifícios necessários à expiação de uma falta. “Daí surge uma classe especial de indivíduos responsáveis pelo trabalho espiritual de uma comunidade: os sacerdotes”. A palavra religião vem do latim religare que significa religar. “O papel da religião é ser um sistema cultural de ligação dos indivíduos com o mundo espiritual”, diz o professor.

De acordo com o estudante de Teologia Luiz Carlos Leite, religião é tudo aquilo em que você acredita e profetiza. “As religiões têm objetivos diferentes. Porém a fé é a mesma”, afirma.

Nenhum comentário: