quarta-feira, 28 de novembro de 2007

AGEXP proporciona experiência aos alunos

Objetivo é capacitar profissionais para o mercado de trabalho


Patrícia Rapôso e Thereza Gerhard




Clique na imagem para ampliar


A Agência Experimental do Curso de Comunicação Social - AGEXP - foi criada em 2002, com base em uma determinação do Ministério da Educação: proporcionar atividades práticas aos alunos. A Agência agrega as três habilitações do Curso, oferecidas pelo UBM: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, através das quais os estagiários desenvolvem trabalhos orientados por um professor específico de cada área.

O setor de Jornalismo, sob orientação do professor Luis Cláudio Hermógenes, proporciona aos alunos aprimoramento de técnicas jornalísticas e aperfeiçoamento de textos. Hermógenes foi responsável pela idealização do informativo Entrelinhas, além de manter a periodicidade do Jornal Mural.

Segundo ele, o ano de 2007 foi de criação e produção. “Os trabalhos ganharam maior visibilidade e tiveram maior produção. Houve também o desenvolvimento do blog do Entrelinhas (entrelinhasubm.blogspot.com), proporcionando a publicação das matérias em uma mídia diferente”, ressalta.

Na área de Publicidade, com orientação do professor Afrânio Moutinho, são desenvolvidos cartazes, panfletos, folders, charges, faixas e outros trabalhos referentes à criação, além da diagramação do Jornal Mural.

Ao ser perguntado sobre o progresso dos alunos, o professor afirma: “A evolução depende da busca que o aluno está percorrendo para chegar até ela. E eles não querem perder tempo dentro da AGEXP, sem buscar conhecimento”.

A professora-orientadora Salete Leone, que coordena as atividades de Relações Públicas, ajuda os alunos a elaborarem planejamentos, pesquisas, projetos e eventos, como o Bar Acadêmico e o Conexão Cultural. “Além disso, damos apoio à Atividade Complementar, aos projetos dos professores e outros eventos do Curso de Comunicação”, afirma.

O ano de 2007 teve um saldo positivo, também pelo Conexão Cultural - No Limite. “O evento foi um marco porque envolveu vários cursos além da Comunicação”, salienta.

Nenhum comentário: