quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Hinduísmo - Sanatana Dharma

Thereza Gerhard

O hinduísmo remonta ao segundo milênio antes de Cristo, na Índia. Os praticantes desta religião a denominam Sanatana Dharma, o qual significa “imperecível ou eterno”. A crença Hindu defende que há somente um Ser Absoluto, conhecido como Brahman, mas que possui milhares de nomes e formas e é alcançado através da adoração. O Hinduísmo é a fé ou filosofia de vida predominante pelo menos para cerca de 80% da população da Índia, uma vez que a religião é uma forma de vida no país. O Sanatana Dharma não possui um fundador nem dogmas e não exige que seus adeptos aceitem uma idéia cultural em detrimento de outra. É caracterizado por uma rica variedade de idéias e práticas, resultando no que, aparentemente, seja uma multiplicidade de religiões que se abrigam com o nome de “Hinduismo”.


Os ensinamentos hindus foram passados por antigos sábios e também por escrituras como os Vedas e os Upanishads. Uma das escrituras upanishads mais importantes do Hinduísmo é o Bhagavad-Gita “Canto do Senhor”. É um poema místico-filosófico, escrito originalmente em sânscrito por diversos autores hindus, que narra a batalha entre dois grupos antagônicos e simboliza a luta interna do homem. Faz parte da epopéia Mahabharata, compilada entrre os séculos 5 e 1 a.C. O propósito desta obra é salvar a humanidade da necessidade da existência material.

Segundo os hindus, o ser humano deve questionar a natureza de Deus. Deve-se perguntar o porquê do sofrimento e buscar soluções; indagar de onde vieram e para onde vão após a morte.

Segundo esta crença, os seres humanos estão inseridos em um ciclo de vida e morte (samsara). Este ciclo acaba quando a alma, depois de total purificação, alcança a libertação definitiva. Quem fez o bem renasce num ser mais nobre e quem fez o mal renasce numa pessoa pertencente a uma casta inferior ou no corpo de um animal.

Há dois ramos principais: Vaishvanismo e o Shivaísmo. O lugar de culto é o templo. Seguem o Yoga como estilo de vida e filosofia prática. E, além da Índia, o Hinduísmo é importante no Sri Lanka e na Malásia.

Nenhum comentário: