quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Livros recomendados

A professora Marlene Fernandes recomenda dois livros que todo acadêmico de Comunicação Social deveria ler. Marlene é professora dos Cursos de Comunicação Social, Ciências Contábeis e Direito. Ela ministra as disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa, Pesquisa aplicada à Comunicação, Introdução às Ciências Políticas, Comunicação e Novas tecnologias, Atividades Complementares e Planejamento de Projeto de Final de Curso.


PAIVA, Anabela e RAMOS, Silvia. Mídia e Violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

“Escrito por um qualificado grupo de pesquisadores da Universidade Cândido Mendes, o livro traz um olhar sobre como a mídia trata a violência e mostra as conseqüências disso. E ainda, relata como a mídia vem mudando em relação à cobertura da violência. Os jornalistas já não agem mais como investigadores ou policiais, houve uma evolução da consciência de seu verdadeiro papel”.

Os tópicos do livro são:

* Mudanças na cobertura de polícia e segurança pública;
* Dependentes do BO: como ir além das fontes policiais
* Bandidos na imprensa
* Cobertura de favelas e periferias
* Segurança do profissional de imprensa
* Seqüestros e suicídios
* Temas que não aparecem nas coberturas
* Estatísticas de segurança: para que servem e como usá-las
* Guia de fontes
* Lista de entrevistados

Para fazer o download deste livro, clique aqui. (Arquivo em RAR, formato PDF)
Para ler matéria da Marina Lemle sobre o livro, visite o site: ComunidadeSegura.org


COSTA, Cristiane. Pena de aluguel: jornalistas escritores no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.


“O livro discute o texto jornalístico fazendo uma retrospectiva de grandes escritores, como Machado de Assis e Lima Barreto, que começaram a escrever em jornais. E relata a entrada do modelo norte-americano do lead nas redações e como estes escritores resistem a isso. Neste momento de empobrecimento do texto jornalístico, é importante tentar recuperar a narrativa”.

Para mais informações, visite o site da autora: Cristiane Henriques Costa.

Nenhum comentário: