terça-feira, 6 de novembro de 2007

A superação de limites marca o Conexão Cultural

Patrícia Rapôso

O Conexão Cultural - realizado na semana passada - foi um sucesso. Cerca de 400 alunos de vários cursos prestigiaram o evento e aproveitaram as diversas oportunidades para testar seus limites.


A sala de sensações do tato foi uma das mais visitadas e os alunos se divertiram, tentando descobrir o que o Curso de Biologia havia preparado para eles. No final, muitos ganharam caricaturas, preparadas por desenhistas da Fundação CSN.
”Achei divertido e interessante a integração entre os alunos da Fundação CSN com os Cursos de Biologia e Comunicação”, diz Michel Massariol, 2º período de Recursos Humanos. As apresentações teatrais do grupo Caixa também animaram os participantes do evento.


Na sala de ruídos da comunicação, os visitantes sentiram-se “sufocados” com tanta informação ao mesmo tempo.


A sala de exibição de vídeos de violência chocou muitos estudantes. Eles disseram que ficaram espantados com a forma de como são retiradas as peles de animais. Para Elisângela Almeida, do 2º período de Comunicação Social, quando se imagina a cena, é difícil assisti-la depois. “Ao vê-la, você enxerga a dimensão da violência praticada contra os animais. Muitas vezes não sabemos o quanto eles sofrem para virar nosso alimento”,diz.


A degustação de pratos exóticos atraiu muitos curiosos, a fim de saber o que estava sendo servido. Os estudantes provaram macarrão com cérebro de boi, olho de boi e até mesmo larvas, tudo muito bem preparado pelos estudantes do Curso de Nutrição. “Comi mousse de rã porque era o menos estranho e o gosto não é tão diferente”, declara Fernanda Aniceto, do 4º período de Gestão de Recursos Humanos.


O ambiente anti-stress também agradou a todos que visitaram. Os participantes sentiram-se à vontade para praticar alongamentos e ter seus corpos manipulados pelos estudantes de Fisioterapia. Embora alguns tenham ficado com medo das agulhadas, a acupuntura também foi bem aceita pelas pessoas que receberam o tratamento.


As exposições de arte e fotografia surpreenderam. Obras do artista Wendell Amorim, feitas com material reciclado, foram admiradas pelos visitantes do Conexão, e uma frase apresentada na exposição sintetiza o pensamento do artista: “O que é lixo para você, é arte para mim”.


As fotografias e frases mostrando a superação dos limites e preconceito, fez muitos alunos refletirem sobre o tema.



Crédito: Joaquim Ricardo - Fotos 1 a 4 e 8.
Thereza Gerhard - Fotos 5 a 7.

Nenhum comentário: