sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Thereza Gerhard

Como é meu último dia de estágio na AGEXP - Agência Experimental de Comunicação - no setor de Jornalismo, publico o texto que a próxima estagiária redigiu em sua prova de seleção. Ela me entrevistou sobre a minha vida profissional e acadêmica, e ainda colocou um jabá do blog e contou como ele surgiu. O texto fica como uma despedida.

Que o blog continue sendo atualizado pela Patrícia e que ela tenha muito sucesso em seu período de estágio. Obrigada pela visita!


Patrícia Rapôso


Thereza Cristina Gerhard da Gama Garcia
, 20 anos, nasceu em Niterói e mudou-se para Vassouras quando tinha apenas 3 anos.

Na época de prestar vestibular, ela não tinha muita certeza da carreira que pretendia seguir. Sabia apenas que não faria nada da área de exatas nem de saúde. Suas idéias só começaram a ficar menos confusas após ler um livro que falava de um publicitário e da vida que ele levava.

Após uma visita à TV Rio Sul, Thereza foi aconselhada a fazer seu curso no UBM, por ficar na própria região em que ela morava. Ela seguiu o conselho, mas, também, fez provas para diversas universidades públicas.

Em 2005, ela iniciou sua vida universitária no UBM, porém, nos dois primeiros períodos da faculdade percebeu que publicidade não era bem o que queria e acabou optando por jornalismo.

Em setembro de 2006, começou a trabalhar no setor de 0800 do Núcleo de Comunicação Social (NCS). Além de não ser sua área, Thereza achou o trabalho desgastante. No final do ano, ainda trabalhando no setor, resolveu fazer a prova da AGEXP. Durante uma entrevista coletiva com o professor Afrânio Moutinho, ela disputou o estágio com vários alunos, ficando em terceiro lugar.

Em fevereiro
, com a saída de uma estagiária, ela foi chamada para trabalhar. Logo em março, já tinha sua primeira matéria publicada no Informativo Entrelinhas.
Thereza afirma que cresceu profissionalmente dentro da agência, percebendo também a melhoria em seu texto e menos inibição ao entrevistar as pessoas. Com o trabalho diário, entrevistando professores de outros cursos, alunos e ex-alunos, acabou aceitando algumas sugestões que eles davam.

Durante o tempo trabalhando no Entrelinhas
, a estagiária fez diversas matérias de assuntos atuais, assuntos ligados ao curso e à instituição, além de matérias referentes à ex-alunos, que davam dicas sobre o marcado de trabalho. Fez também uma série de reportagens sobre religiões e, algumas delas surpreenderam os leitores do informativo, por serem crenças muito diferentes das convencionais.

Thereza conta que aprendeu a diagramar com a ex-estagiária da AGEXP e ainda não possui nenhum curso de Pagemaker. Segundo ela, as dicas que o professor-orientador de publicidade sugeria em relação à diagramação e títulos de matérias foram muito válidas, já que ela nunca tinha trabalhado na área.

Foi dela, também, a idéia de fazer o blog do Entrelinhas. “O professor de webjornalismo pediu que fizéssemos um blog para ele ver a evolução dos nossos textos. Então, resolvi colocar as matérias que fazia para o Entrelinhas”, conta.

Inicialmente, o blog levava seu nome no endereço. Após perceber que não havia nenhuma outra matéria, a não ser as publicadas no informativo, Thereza decidiu priorizar definitivamente as publicações com o conteúdo do jornal, colocando mais fotos e fazendo alguns complementos nos textos. A primeira postagem do blog foi uma crônica, de sua autoria, falando sobre amizade. “Foi a primeira crônica que o entrelinhas publicou no ano”, comenta.

Thereza deixará a AGEXP com a garantia de continuar seu trabalho. Ela começará a trabalhar no jornal AQUI, de Volta Redonda, a partir do dia 03 de dezembro tendo que cumprir, inicialmente, três meses de experiência para dar continuidade ao estágio.

Thereza tem planos de prosseguir com a vida acadêmica quando acabar a graduação, pretendendo, assim que se formar, iniciar um curso de pós-graduação na área de webjornalismo. A escolha é a mesma de seu trabalho de conclusão de curso.

Fez atividade complementar na área de produção e edição e acredita que não leva muito jeito para o telejornalismo, nem para trabalhar em rádio.

Sua relação com a fotografia é muito íntima. Com uma câmera na mão, sai fotografando tudo, mas faz isso como um hobbie, já que não possui experiência na área de fotojornalismo. Ela afirma que, também, quer ter experiência em revista, já que oferece um tempo maior de apuração das notícias.

A mensagem
que ela deixa para os próximos estagiários da AGEXP é aproveitar a interação e ficar atento. “Aproveitem a interação das três áreas, não cometam os mesmos erros e procurem humanizar as matérias. Gostaria, também, que voltassem a ser publicadas matérias sobre publicidade, as diversas área de atuação de um jornalista e que houvesse maior divulgação para o blog do Entrelinhas”, conclui.

2 comentários:

Câmara Municipal de Resende disse...

Vou sentir saudades de vc na AGEXP! Espero não fazer muitas besteiras no começo e continuar fazendo um trabalho tão bom quanto o seu no Entrelinhas!
Beijãoo e muita sorte na nova etapa profissional!!!
=)

Anônimo disse...

vlewww
Te adorooo menina e vc merece ficar aqui.

Mta sorte!

Dê sugestões; qdo souber o q tá certo bata o pé e faça do jeito certo; qdo não souber, ouça e corrija td...

Aprenda td que puder e o que não puder.

Se precisar, eh só me ligar, falar comigo pelo gmail, msn, orkut....
Tô aí para o que precisar.

Bjaummmm!!!
Thetê