quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Catolicismo

Um dos vários ramos do Cristianismo

O cristianismo é praticado, atualmente, por 2 bilhões de pessoas, o que faz dele o maior do mundo em número de fiéis. A religião é monoteísta, isto é, defende a existência de um só Deus que criou o mundo e tudo o que há nele.

Segundo o cristianismo, Deus é perfeito, está em todos os lugares, sabe de tudo, criou o universo e o mantém funcionando.



A Bíblia diz que Deus julgará todas as ações dos seres humanos. O ser humano pode se aproximar de Deus através de oração, adoração, louvor e amor.


Doutrina



O cristianismo segue a palavra e o exemplo de Jesus Cristo, filho de Deus, que sacrificou sua vida na cruz pela humanidade. A doutrina se baseia na ressurreição de Cristo, na mensagem de fraternidade e na promessa de salvação e vida eterna.


Igreja Católica Apostólica Romana



Com sede no Vaticano, a Igreja Católica Apostólica Romana se mantém como a maior das denominações cristãs, com aproximadamente 1 bilhão de fiéis. Possui uma rígida hierarquia, sob a direção do papa.



O catolicismo é um nome religioso aplicado a dois ramos do cristianismo: a Igreja Apostólica Romana (ocidental) e a Ortodoxa (oriental).

Um dos pontos da doutrina que difere o catolicismo de outras ramificações é a crença nos santos - intermediários entre o homem e Deus.

A missa é o principal ato litúrgico católico e o ponto mais importante é a eucaristia ou comunhão, que simboliza o ritual da última ceia. Além da comunhão, a Igreja possui mais seis sacramentos: o batismo, a crisma ou confirmação, matrimônio, penitência (perdão dos pecados, concedido após a confissão), ordem (sacerdócio) e unção dos enfermos.



Os católicos acreditam na virgindade de Maria, mãe de Jesus. Não aceitam a anticoncepção artificial, o aborto e o divórcio (apesar de, no Brasil, ser permitido).


Cruzadas

Em 27 de novembro de 1095, na França, o Papa Urbano II, ordenou que os cristãos reconquistassem Jerusalém – terra onde Jesus teria nascido e morrido. Após 200 anos de guerras e várias derrotas, as Igrejas Ocidental e Oriental foram separadas e aumentou a desconfiança entre cristãos e muçulmanos.


Cavaleiros Templários

Poderosa ordem católica medieval composta por padres, cavaleiros e soldados. Os membros eram desde religiosos fanáticos a poderosos banqueiros. Tinham o mesmo objetivo dos cruzados. E obedeciam duras normas. Como tudo era mantido em segredo, houve margem para que se criassem lendas em torno da ordem como o graal e os filhos de Jesus com Maria Madalena.


Opus Dei
Esta organização católica foi fundada por Josemaría Escrivá, na Espanha, entre os anos 30 e 40. É uma legião de homens e mulheres comuns que pretendem se misturar ao mundo e mudá-lo de dentro para fora. São cerca de 85 mil seguidores entre leigos e sacerdotes. Utilizam a autoflagelação e, em hierarquias inferiores, devem manter a castidade.


Movimento Carismático

Surgiu nos Estados Unidos, em 1968, sob orientação do papa João XXIII. O movimento tem o objetivo de modificar a Igreja para atrair novos fiéis e reconquistar os que se afastaram do catolicismo. Promoveram eventos como “Deus é Dez!”, com padre Zeca, um ex-surfista. E tentam inovar as missas destacando a parte musical como faz o padre Marcelo Rossi.

Um comentário:

Tristan disse...

Hmm! Gostei!
Ficou bem melhor com mais de uma foto!

Te amo linda!

Até daqui a pouco!
bjo!