quinta-feira, 20 de setembro de 2007

I Fórum dos Jornalistas do Sul RJ



Thereza Gerhard

O I Fórum dos Jornalistas do Sul do Estado do Rio de Janeiro será realizado dias 5 e 6 de outubro, no Sest/Senat de Barra Mansa. Haverá palestras sobre temas atuais sucedidas sempre por um debate e os participantes ganharão certificados no último dia. O Fórum será organizado pelo movimento Luta Jornalista do Sul-RJ, encabeçado pelos jornalistas Álvaro Brito e Maria Madalena, e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio. O evento será gratuito.

O Fórum tem o objetivo de fortalecer a organização sindical dos jornalistas da região e, segundo Álvaro Britto, reconhecer o Sindicato do Estado do Rio de Janeiro como legal e legítimo representante dos profissionais do interior do estado. “É importante que os futuros profissionais comecem a participar destes debates. São momentos muito ricos de trocas de experiências”, ressalta.

Na sexta-feira, dia 5, a abertura do Fórum terá a participação de sindicalistas, coordenadores de Cursos de Comunicação, membros da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e de movimentos como Luta Fenaj! e Luta Jornalista Sul-RJ! Durante o evento será realizado um ato em defesa da transparência nas concessões de rádio e televisão. Logo após, será relançado o prêmio ACIAP-VR de Jornalismo - Valéria Galvão.

No sábado, dia 6, haverá um ato de filiação ao sindicato dos jornalistas fluminenses. A plenária final aprovará a Carta de Barra Mansa e moções e também decidirá a sede do II Fórum. O encerramento e a entrega dos certificados serão às 18h.

A iniciativa de realização do I Fórum dos Jornalistas do Sul do estado foi aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas realizado em Vitória no começo do mês passado.

Nenhum comentário: