quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Espiritismo

Thereza Gerhard

O Espiritismo é uma religião cristã, pois considera Cristo filho de Deus. Foi formulada em 1857, no “Livro dos Espíritos”, pelo professor francês Allan Kardec (1804-1869), pseudônimo de Hippolyte Leon Denizard Rivail.

Rivail estudou em Yverdun (Suíça) com Johann Heinrich Pestalozzi, de quem se tornou discípulo e colaborador. Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou entre 1835 e 1840, em casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada. Adotou o pseudônimo Allan Kardec a fim de diferenciar a obra espírita da produção pedagógica anteriormente publicada. A escolha deste pseudônimo deve-se ao nome que Rivail teria em outra vida, na época dos Druidas, nas Gálias. Isto foi lhe revelado pelo espírito Z, por meio de um médium.

Em 1855, o professor Rivail ouviu falar ouviu das mesas girantes, fenômeno mediúnico que agitava a Europa. Em Paris, ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo. Aplicou à nova ciência o método da experimentação. Passou a observar estes fenômenos e a pesquisá-los cuidadosamente. Não elaborou teorias pré-concebidas, insistiu na descoberta das causas. Assim, convenceu-se da existência dos espíritos e de sua comunicação com os homens.



Esta religião acredita na reencarnação: os espíritos retornam ao corpo físico, em sussesivas encarnações, para evoluirem até atingirem a perfeição.

Os espíritas realizam palestras, reuniões com “passes”, evangelização, o culto no lar e sessões mediúnicas. Não há liturgia, sacerdotes ou cerimônias como batizados e casamentos.

As palestras, geralmente, são sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo. Mas também há as que abordam assuntos cotidianos como responsabilidade social e saúde.

Nas reuniões, pessoas chamadas passistas transmitem energia positiva e força psíquica para harmonizar outra pessoa. O passe pode agir como revitalizador, compondo as energias perdidas; dispersando fluidos negativos contraídos ou auxiliando na cura de enfermidades, a partir do reequilíbrio do perispírito (intermediário entre o corpo e o espírito).

A evangelização é feita por ciclos que compreendem várias fases da vida dos espíritas e tem por objetivo ensinar o Evangelho Segundo o Espiritismo e outros ensinamentos da religião. O culto no lar é uma reunião familiar constituída por preces e reflexões sobre o Evangelho.

E nas sessões mediúnicas, os espíritas se comunicam com os mortos por meio de um médium (intermediário entre o mundo espiritual e o terreno). A comunicação entre vivos e mortos pode ocorrer por meio da psicografia (o médium trancreve mensagens de espíritos) ou da psicofonia (o espírito utiliza o corpo do médium para falar com os vivos). O médium mais famoso do Brasil foi Chico Xavier.



A crença no mundo espiritual e na interação entre vivos e espíritos são encaradas a partir de uma visão científica. A própria fé, para os espíritas, deve ser raciocinada e tudo deve ser analisado antes de ser aceito como verdade. “Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”, afirmou Kardec.


Livros recomendados:
Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Ed. Federação Espírita Brasileira.
Iniciação ao Conhecimento da Doutrina Espírita. Elaborado por Centro espírita Caminho de Damasco.
Livro dos Espíritos. Allan kardec. Ed. Federação Espírita Brasileira.
Nosso Lar. Francisco Cândido Xavierpelo pírito de André Luiz.
Obras Póstumas. Allan kardec. Ed. Instituto de Difusão Espírita.
O que é espiritismo? Roque Jacintho. Coleção Primeiros passos. Ed. Braziliense e Abril Cultural.
O que é espiritismo? 2ª versão Maria Laura Viveiros de castro. Coleção Primeiros passos. Ed. Braziliense.
Violetas na Janela. Romance do espírito Patrícia. Psicografado por Vera lúcia Marinzeck de Carvalho. Ed. Petit.

Sites: Curso básico sobre Passe
Estudo sobre o passe. Clarice Seno Chibeni.
Federação Espírita Brasileira
Nova Voz Espírita
Universo Espírita

Nenhum comentário: