sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Revista Imprensa promove Seminário

Jornalismo do Futuro e o Futuro do Jornalismo


Na próxima segunda-feira, 1º de Outubro, a revista IMPRENSA, que está comemorando 20 anos, promove, com o patrocínio da Petrobras, o seminário O Jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo. O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), nas dependências do Hotel Glória, à Rua do Russel, 632, com entrada gratuita.

O encontro abordará as mudanças tecnológicas, de mercado e da economia, além da maneira como elas influenciam no agir social e no jornalismo. O objetivo é reunir profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de comunicação para um diálogo aberto sobre o atual estado, o futuro e as perspectivas do jornalismo brasileiro e mundial, numa conexão entre as mais diversas editorias (cultura, responsabilidade social, meio ambiente, economia, internacional e esporte), e as relações de troca que as redações estabelecem com a sociedade na construção das pautas cotidianas.

Entre os palestrantes e mediadores estão alguns dos mais renomados e bem sucedidos jornalistas, produtores de conteúdo e executivos de mídia do Brasil.

Jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo está dividido em uma conferência de abertura com os profissionais Caio Túlio Costa (IG), Ricardo Kotscho (Revista Brasileiros) , Sidney Rezende (Globo) e Ricardo Noblat (blog do Noblat), e dois painéis temáticos: "As grandes pautas e a agenda cotidiana" e "A agenda cotidiana em grandes pautas", com a participação de George Vidor (Globo News), Mário Andrada (Reuters), Mário Magalhães (Folha de S.Paulo), dentre outros.


Programação

10h00
Conferência de Abertura
Palestrante: Caio Túlio Costa (iG)
Debatedores: Ricardo Kotscho (Revista Brasileiros) e Ricardo Noblat (Blog do Noblat).
Moderador: Sidney Rezende (Globo)

O tema proposto pela organização do seminário é a relação entre comunicação, jornalismo, empresas e tecnologia. Basicamente, o que se pretende com essa conferência é abrir um campo de reflexão sobre o papel das novas tecnologias e na construção de um novo modelo de relacionamento entre as empresas, redações e a sociedade.

Questões de fundo:
as companhias serão também produtoras de conteúdo? Como elas vão fazer uso da tecnologia para se relacionar com seus públicos? Qual é o papel da Internet nesse cenário? Como ficam, portanto, as atribuições do jornalismo e dos jornalistas? E das assessorias de imprensa? O conferencista tem, aproximadamente, 25 a 30 minutos para expor suas idéias e os debatedores, 15 minutos.

11h00
Painel I
As grandes pautas e a agenda cotidiana
Participantes: George Vidor (Pauta Energia, Globonews), Washington Novaes (Pauta Meio Ambiente, TV Cultura) e Mario Andrada (Pauta Internacional, Reuters).
Moderador: Paulo Totti (Valor Econômico)

Pelo seu caráter mais abrangente, mais global e menos palpável, as pautas de Energia, Internacional e Meio Ambiente acabam ficando, muitas vezes, distantes da realidade cotidiana, embora, sabemos, os fatos que envolvem esses assuntos têm impacto direto sobre a vida de cada um dos cidadãos. A intenção desse painel é levantar um questionamento acerca da relação entre jornalismo e sociedade, no geral, e na importância dessas coberturas, particularmente. Como se relacionam, entre si, estas pautas? O que pode ser feito para que elas se aproximem da realidade do leitor/espectador/ ouvinte/usuá rio? Como convencer de que esses temas são importantes e merecem uma cobertura mais aprofundada e sistemática? Essas são algumas perguntas que o painel pode provocar.

14h30
Painel II
A agenda cotidiana em grandes pautas
Participantes: Amelia Gonzales (Pauta Responsabilidade Social, O Globo), Zuenir Ventura (Pauta Cultura, O Globo) e nome a confirmar.
Moderador: Mário Magalhães (Folha de S.Paulo)

Presentes em maior ou menor grau no noticiário, as pautas de responsabilidade social, cultura e esportes precisam, sistematicamente, beber na sociedade dos fatos que alimentem sua cobertura. Na prática, elas sempre são confrontadas com a necessidade de novas abordagens, o que só é possível com novas fontes e um outro posicionamento, diferenciado, diante dos fatos que cotidianamente se oferecem para os jornalistas que cobrem essas áreas. Como cobrir esportes e cultura fugindo da abordagem ligada a eventos ou às instituições? Como essas pautas podem fazer diferença na vida do cidadão? Qual a relação entre os temas esportivos e culturais e a construção de novos paradigmas (mais sustentáveis, socialmente responsáveis, inclusivos) que permeia tanto a agenda do terceiro setor e da responsabilidade social?

17h00: Conferência de Encerramento

Informações
William Lara: (11) 8273-1178
Visite: www.trendcomunicacao.com.br

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