segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Confucionismo

Thereza Gerhard

O Confucionismo é uma religião chinesa fundada a partir dos ensinamentos de Confúcio ou K´ong-fou-tseu (551-479 a.C). Sua filosofia é baseada na ética e no humanismo (ren). O Confucionismo pode ser entendido como um conjunto de normas de comportamento que mistura religião, código de ética, ritual social e filosofia política.




Confúcio foi um filósofo que nasceu em 551 a.C., quando a China passava por corrupção e miséria. Ele acreditava ter a missão de restaurar o mundo. Porém, Confúcio não pretendia criar uma religião. A vocação do sábio era política. E seu propósito era propiciar instrução moral e ensinar as pessoas a viver bem, de acordo com os valores de dever, cortesia, sabedoria e generosidade.

Nesta religião não há sacerdotes. Sábios posteriores como Mêncio e Zhu Xi transformaram as idéias de Confúcio numa religião.

Há quatro textos - chamados Quatro Livros - que estão na base do pensamento confucionista: Mêncio, O Grande Aprendizado, Doutrina do Significado e Analectos: livro deixado pelos discípulos de Confúcio. Desta escritura foram retiradas várias frases que encontramos nos tradicionais biscoitos da sorte chineses.

E há os Cinco Clássicos: História, Poesia, Ritos, Anais da Primavera e Outono e Mutações - I Ching. Confúcio resgatou e editou o livro das mutações. Os esotéricos afirmam que ele é capaz de responder qualquer pergunta após jogar três moedas.


Ensinamentos

Confúcio pregava a importância da família e o respeito aos mais velhos. Valorizava o aprendizado. Considerava o céu e os antepassados fontes de bondade. E ensinava que uma pessoa deveria tratar os outros da mesma forma como gostaria de ser tratada.

Para o sábio, famílias felizes são a base de um mundo harmonioso. Todos na família devem colaborar, ajudando-se e amparando-se mutuamente.



Cinco Relacionamentos


Confúcio identificou cinco relações de importância vital na sociedade chinesa: entre pai e filho, marido e mulher, irmão mais velho e irmão mais novo, imperador e ministro e entre dois amigos.


Rituais

Os confucionistas celebram rituais ligados ao ciclo da vida. O casamento tem um significado especial: a acolhida da noiva pela família do marido.


Culto

Venera-se os antepassados. Os ancestrais são cultuados em santuários domésticos ou nos altares dos templos.


Yin e Yang

Segundo o pensamento chinês, tudo no Universo é formado por duas qualidades opostas chamadas yin e yang. Yin representa qualidades femininas, receptivas e submissas. E o yang é masculino, ativo e inflexível. Ambos devem ser mantidos em equilíbrio.


Leia mais: Confúcio . Revista Superinteressante
Confúcio. Terra Educação
I Ching. Revista Superinteressante
O site da UOL disponibiliza uma versão do I Ching apenas para assinantes. Já o Terra tem acesso livre.

Nenhum comentário: